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Olá, Junicat’s e Juniquitos. Estou de volta!
hoje vamos falar sobre GELO E CALOR, qual o melhor momento para usar eles na dor.

QUANDO USAR O GELO:

  • As compressas de gelo são excelentes para aliviar a dor após uma pancada, como pode acontecer durante um jogo de futebol.
  • Recursos: Bolsa de Gelo, Spray, massagem com gelo e banho gelado.
  • Indicações: Lesões agudas (isso mesmo, imediatamente após qualquer pancada),  alívio de dor, Espasmo muscular e inflamações.
  • Contra Indicações: Bradicardia, urticária, diabetes descontrolada, insuficiência circulatória e alergia.

QUANDO USAR O CALOR:

  • As compressas feitas com água morna são ótimas para aliviar a dor muscular  que surge ao longo do tempo.
  • As evidências da literatura sugerem que o calor é mais efetivo no tratamento da dor na coluna, pois relaxa a musculatura paravertebral, a qual geralmente está contraturada nos processos dolorosos.
  • Recursos: Bolsa de água quente
  • Indicações: Dor muscular tardia, dores crônicas, relaxamento muscular, aumento do fluxo sanguíneo e restrição articular.
  • Contra Indicações: Queimadura, doença vascular periférica com alterações, diabetes descontroladas, artrite reumatoide alterada e estresse sobre o sistema cardiovascular.

Você também pode fazer o banho de contraste para redução de edema: colocar uma compressa quente e logo após uma compressa gelada, sem intervalo.

ATENÇÃO: A temperatura deve ser sempre suportável, para não causar queimadura, e o tempo de duração é até a compressa esfriar, tanto no frio quanto no calor (Sim, o gelo também queima).

Um abraço com muita saúde!

7 Response Comments

  • Mayra  6 de julho de 2017 at 01:56

    verdade ,concordo plenamente ,minha mãe sabia dessas coisas e passou pra mim e conforme no seu post tá como ela me ensinou , bacana ! 😀

    Responder
  • Ingrid Raggio  6 de julho de 2017 at 01:51

    Nossa!! Amei esse post!! Ele é super interessante e me ajudou bastante porque eu nao sabia. Ja vou ate falar para meus pais

    Responder
  • Isadora Soares  6 de julho de 2017 at 01:15

    Adorei o post. Me remeteu ao tempo das minhas aulas de primeiros socorros na facul de Educação Física. Parabéns. Bem instrutivo.

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  • Thamires  6 de julho de 2017 at 01:11

    Muito bacana a matéria que você trouxe. Diferente, nunca tinha visto antes. Gostei muito, aprendi bastante com o seu Post. Parabéns, muito sucesso gatinha!

    Responder
  • Andressa Santiago  6 de julho de 2017 at 01:05

    Haha amei seu blog e seu post é muito interessante, eu não sabia dessa especificidade, parabéns pelo blog. Bjooos

    Responder
  • Thamires  6 de julho de 2017 at 00:50

    Post diferente, gostei muito. Trás muita informação importante e que até mesmo eu nao sabia e soube por você. Gostei muito, parabéns sucesso!

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  • Maria Rafaela  6 de julho de 2017 at 00:34

    Que post interessante.. eu não sabia direito qual é pra qual.. ficou bem completo e explicado esse post ♥ Adorei as informações, ficaram muito bom.

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