Download Freewww.bigtheme.net/joomla Joomla Templates Responsive

Olá, Junicat’s e Juniquitos. Estou de volta!
Hoje vamos falar das funções das veias e artérias.
O aparelho circulatório é o sistema de transporte interno do organismo. Seu objetivo é levar elementos nutritivos e oxigênio a todos os tecidos do organismo, eliminar os produtos finais do metabolismo e levar os hormônios, desde as correspondentes glândulas endócrinas, aos órgãos sobre os quais atuam. Durante este processo, regula a temperatura do corpo.

Composição do Sistema Circulatório:

  • Coração;
  • Vasos sanguíneos;
  • Vasos linfáticos;
  • Sangue;
  • Linfa.

Existem três tipos de vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares.

  • Artérias: sua função é levar o sangue desde o coração até os tecidos. Três capas formam suas paredes, a externa ou adventícia de tecido conjuntivo; a capa media de fibras musculares lisas, e a interna ou íntima formada por tecidos conectivos, e por dentro dela se encontra uma capa muito delgada de células que constituem o endotélio.
  • Veias: devolvem o sangue dos tecidos ao coração. À semelhança das artérias, suas paredes são formadas por três capas, diferenciando-se das anteriores somente por sua menor espessura, sobretudo ao diminuir a capa media. As veias têm válvulas que fazem com que o sangue circule desde a periferia rumo ao coração ou seja, que levam a circulação centrípeta.
  • Capilares: são vasos microscópicos situados nos tecidos, que servem de conexão entre as veias e as artérias; sua função mais importante é o intercâmbio de materiais nutritivos, gases e desperdícios entre o sangue e os tecidos. Suas paredes se compõem de uma só capa celular, o endotélio, que se prolonga com o mesmo tecido das veias e artérias em seus extremos.

O sangue não se põe em contato direto com as células do organismo, se bem que estas são rodeadas por um líquido intersticial que as recobre; as substâncias se difundem, desde o sangue pela parede de um capilar, por meio de poros que contém os mesmos e atravessa o espaço ocupado por líquido intersticial para chegar às células.

As artérias antes de se transformarem em capilares são um pouco menores e se chamam arteríolas, e o capilar quando passa a ser veia novamente tem uma passagem intermediária nas que são veias menores chamadas vénulas; os esfíncteres pré-capilares ramificam os canais principais, abrem ou fecham outras partes do leito capital para satisfazer as variadas necessidades do tecido.

Dessa maneira, os esfíncteres e o músculo liso de veias e artérias regulam o fornecimento do sangue aos órgãos.

As famosas Varizes:

São veias dilatadas e deformadas, de coloração púrpuro-azulada, que surgem ao longo das pernas e podem causar dor e inchaço. Sua ocorrência é mais comum em pessoas que necessitam ficar em pé por longos períodos. Varizes não costumam provocar complicações mais graves.

Leia sobre o SISTEMA LINFÁTICO que também tem grande ligação com o sistema Circulatório. Clique AQUI

 

Um abraço com muita saúde!!

4 Response Comments

  • Juliana  12 de julho de 2017 at 03:36

    Você é a melhor

    Responder
  • Joana  12 de julho de 2017 at 01:27

    Eu tenho muita varize e morro de medo de operar.

    Responder
  • Camila  11 de julho de 2017 at 19:48

    Muito lindo nosso corpo por dentro

    Responder
  • raquel  11 de julho de 2017 at 19:48

    Karaka, tu é muito inteligênte.
    sou tua fã.

    Responder

Leave A Comment

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter a message.